Matéria sugerida por uma leitora de nosso blog.
Aquecimento global, derretimento das calotas polares, efeito estufa, Tratado de Kyoto. Nos últimos anos, esses assuntos tomaram conta dos noticiários, das conversas com o vizinho, das discussões na roda de boteco ou no bate-papo com o desconhecido na fila do banco. Em qualquer lugar, a qualquer hora, existe gente preocupada com o futuro do planeta. Com o perdão do clichê, o assunto "ecologicamente correto" dos últimos dias é a campanha do telhado branco.
Você pintaria o telhado da sua casa de banco para reduzir a temperatura do planeta?
Um estudo norte-americano feito pelo laboratório Lawrence Berkeley National concluiu que cada 100 m² das superfícies pintadas em cores claras podem compensar 10 toneladas na emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Mas esta realidade é eficaz apenas em países que usam usinas termelétricas para o fornecimento de energia.
Nos países que consomem energia limpa, como o Brasil, a aplicação dos telhados ecológicos está ligada diretamente à redução do gasto com energia e à queda da temperatura ambiente. Segundo o estudo, o sistema é simples, afinal a cor branca reflete mais luz e absorve menos calor solar. Sendo assim, naturalmente, com os ambientes mais frescos, as pessoas podem reduzir o uso do ar condicionado e do ventilador. O laboratório ainda ressalta que 60% das superfícies em perímetro urbano são formados por tetos, calçadas e pistas - na maioria em cores escuras, que absorvem calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário