Matéria sugerida por uma leitora de nosso blog.
Aquecimento global, derretimento das calotas polares, efeito estufa, Tratado de Kyoto. Nos últimos anos, esses assuntos tomaram conta dos noticiários, das conversas com o vizinho, das discussões na roda de boteco ou no bate-papo com o desconhecido na fila do banco. Em qualquer lugar, a qualquer hora, existe gente preocupada com o futuro do planeta. Com o perdão do clichê, o assunto "ecologicamente correto" dos últimos dias é a campanha do telhado branco.
Você pintaria o telhado da sua casa de banco para reduzir a temperatura do planeta?
Um estudo norte-americano feito pelo laboratório Lawrence Berkeley National concluiu que cada 100 m² das superfícies pintadas em cores claras podem compensar 10 toneladas na emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Mas esta realidade é eficaz apenas em países que usam usinas termelétricas para o fornecimento de energia.
Nos países que consomem energia limpa, como o Brasil, a aplicação dos telhados ecológicos está ligada diretamente à redução do gasto com energia e à queda da temperatura ambiente. Segundo o estudo, o sistema é simples, afinal a cor branca reflete mais luz e absorve menos calor solar. Sendo assim, naturalmente, com os ambientes mais frescos, as pessoas podem reduzir o uso do ar condicionado e do ventilador. O laboratório ainda ressalta que 60% das superfícies em perímetro urbano são formados por tetos, calçadas e pistas - na maioria em cores escuras, que absorvem calor.
O uso dos telhados ecologicamente sustentáveis, chamados de 'cool roofs', começou a ser incentivado pela ONG Green Building Council Brasil (GBC), com a campanha One Degree Less (Um Grau a Menos). O gerente técnico da GBC Brasil, Marcos Casado, afirma que esta aplicação pode reduzir as ilhas de calor, ou seja, locais que, por possuirem uma grande área pavimentada, ficam mais quentes que as áreas arborizadas.
"Nos meios urbanos, em média, cerca de 60% das superfícies são cobertas por tetos ou pavimentos, que fazem com que a cidade esquente muito. A construção civil tem parte da culpa neste problema. Todo o estudo aponta que, nos locais em que há o telhado branco ou verde, pode-se conseguir a redução de até 90% do fluxo de calor em ambientes internos", comenta Marcos.
Para o especialista em ecologia Ary Gomes da Silva, esta forma pode ser usada no Brasil. "Os telhados ecológicos são estruturas da construção civil que suportam o solo e o plantio de gramíneas, que criam um conforto térmico nas residências. Em qualquer país com a temperatura do nosso, ter um conforto térmico adquirido melhora a qualidade de vida", afirma.
O naturalista Marco Ortiz diz que estas pequenas ações dos cidadãos não devem surtir efeito. "Campanhas publicitárias não devem prevalecer frente ao desmatamento da Amazônia e da produção industrial desenfreada. É bom lembrar, por exemplo, que a pecuária de corte é responsável por parte do aquecimento global. Haveria impacto se pensássemos na redução da produção, no incentivo ao uso da bicicleta", defende Ortiz.
A GCB Brasil alerta que a campanha 'Um grau a menos' é uma pequena atitude que quer chamar atenção para um problema maior: o descaso do homem com o planeta.
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/03/68759-telhado+branco+reduz+a+temperatura+do+planeta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário