domingo, 7 de novembro de 2010

Onde estão os profissionais?


Estudo mostra a dificuldade de contratação  (Georgia Santiago

)


O Brasil é o segundo no ranking de países com mais dificuldades na contratação de profissionais, de acordo com pesquisa da Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira. O problema é a escassez de profissionais qualificados para as vagas em aberto.

O estudo envolveu 35 mil empregadores de 36 países e os resultados revelaram que 64% das empresas brasileiras relatam dificuldades para encontrar profissionais com os requisitos adequados às oportunidades oferecidas. O Japão está no topo da lista, com 76%. Argentina e Cingapura seguem em 3º lugar, com 53%.

Especialistas da empresa apontam os três aspectos principais dessa insatisfação: baixo nível de qualidade dos cursos, requisitos muito elevados por parte das empresas e ensino público deficiente.

Engenheiros estão entre os dez profissionais mais difíceis de contratar. Para Otacílio Valente, presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), parte da escassez de profissionais se deve ao número limitado de vagas nas universidades. “A engenharia está crescendo de 14% a 15% ao ano e as faculdades não estão acompanhando o ritmo.”, afirma.

Valente aponta como a maior dificuldade em contratar nesse setor a exigência de experiência. “Um engenheiro para trabalhar em grandes empreendimentos tem de ter experiência de três a cinco anos”, disse. Sem profissionais que atendam a demanda do mercado local, a saída é contratar fora do País.

“O Ceará sempre foi exportador de mão-de-obra. Nosso engenheiro é um profissional muito disputado em todo o Brasil. Mas já existe a necessidade de trazer gente de fora. Estamos negociando a vinda de engenheiros portugueses”, explica.

SAIBA MAIS

Áreas afetadas no Brasil Entre as posições em que há mais dificuldade de contratação estão:


> técnicos
> trabalhadores qualificados
> operadores de produção
> secretários e assistentes
> pessoais > operários

> engenheiros
> motoristas
> profissionais de
> contabilidade/finanças
> profissionais de TI
> representantes de vendas

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2010/11/06/noticiaempregosjornal,2060893/onde-estao-os-profissionais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário