domingo, 14 de novembro de 2010

Sustentabilidade na hora de construir

Materiais renováveis e que agridem menos o meio ambiente tornam obra sustentável.

Canteiro de Obra Sustentável - Foto Cria Arquitetura

A maioria das pessoas atrela a ideia de construção a barulho, muita poeira, materiais espalhados pelos ambientes e outras cenas parecidas.
A obra ou reforma costuma ser encarada como um campo de batalha, de tão complexa. Esse panorama, porém, pode ser diferente. É só inserir no projeto um toque de sustentabilidade.

Mestre em engenharia de construção civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Viviane Miranda Araújo Fiorani explica que uma construção sustentável é aquela que busca utilizar recursos menos agressivos ao meio ambiente.

Para isso, evita desperdício, trata seus resíduos de forma adequada, procura incomodar menos os vizinhos e seleciona os fornecedores com cuidado. “É necessário um projeto que abranja todas as fases da construção, desde sua concepção”, explica.

Telhas Ecológicas Recicláveis

O mercado oferece vários “ecoprodutos”, como são conhecidos os artigos sustentáveis. Eles podem substituir os usados tradicionalmente em obras e não têm impacto negativo para as próximas gerações.

Tijolos ecológicos feitos em cimento prensado sem queima, placas e telhas ecologicamente corretas e 100% recicláveis – que utilizam resíduo da fabricação de tubo de creme dental –, madeira de demolição ou com certificação de origem, cisternas – que armazenam a água da chuva – e telhados ecológicos estão mudando o conceito das obras de arquitetura.

Ações Sustentáveis:
“Planejar uma obra sustentável é levar em conta e valorizar questões como iluminação e ventilação naturais e optar por soluções que priorizem a economia de água e energia. Além disso, é proporcionar conforto termo-acústico, investir em tecidos e fibras naturais e incentivar o comércio solidário e o consumo consciente”, explica, por sua vez, a arquiteta Juliana Boer, da Cria Arquitetura Sustentável.

Madeira Reutilizada - Cria Arquitetura

Você também tem a possibilidade de reutilizar materiais na hora de construir. De acordo com a arquiteta Karla Cunha, especialista em projetos sustentáveis, mesmo uma reforma é capaz de produzir uma grande quantidade de resíduos ou entulhos, que, na maioria das vezes, é descartada de forma inadequada nos lixões.

“As escolhas fazem toda a diferença em um projeto que propõe ser sustentável. Cada ação individual deve ser pensada. Por isso, é importante rever os conceitos, procurar alternativas e garantir o futuro”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário