terça-feira, 9 de novembro de 2010

Engenheiros têm os maiores aumentos de salários

A Catho Online, a maior empresa de classificados online da América Latina, concluiu pesquisa salarial e de benefícios mostrando as áreas que tiveram os maiores aumentos do salário médio no último ano em todo o País. O destaque do levantamento são os cargos relacionados diretamente à engenharia, que correspondem por oito dos dez que tiveram maior crescimento nesse quesito, como indica a tabela abaixo.





Destaque para o desenvolvimento de infraestrutura
A predominância de diversos cargos ligados à engenharia revela uma tendência à maior valorização de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da base da infraestrutura no país, bem como de novas tecnologias, em detrimento da prestação de serviços. Esse quadro é reforçado ao se considerar que as áreas de engenharia que mais cresceram são voltadas para o fornecimento de soluções para empresas e não para fabricação de produtos ao consumidor final.


Ao se fazer uma análise dos ramos de atividade econômica com média salarial superior à média salarial nacional, essa percepção fica ainda mais evidente, pois os principais estão vinculados a transporte, indústria, construção e energia. Novamente, as áreas que estão com melhores ganhos são as de empresas, que têm como clientes outras companhias em lugar da população no geral, como mostra a relação a seguir:




“A análise dos salários tem muito a ver com os principais setores que movimentam a economia brasileira hoje e que estão recebendo destaque. Nos últimos anos, construção civil e indústria automobilística mantiveram-se bastante aquecidos, mesmo em períodos de turbulência da economia. 


O que chama a atenção é a alta do setor de energia, especialmente de extração de óleo e gás, que certamente decorre do grande investimento na camada de óleo do pré-sal descoberta recentemente no Brasil”, afirma Marco Antônio Soraggi , diretor da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online.


A pesquisa Salarial e de Benefícios foi realizada no período de 1º a 30 de setembro deste ano e mais de 167 mil respondentes de mais de 20 mil empresas em 3484 cidades de todo o país participaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário