quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Maquete Casa de Vidro (Lina Bo Bardi) - por alunos do Ifes Colatina

A Casa de Vidro foi a primeira residência construída no Bairro Morumbi. Na época, início da década de 1950, a capital paulista ainda dava os primeiros passos na ocupação da outra margem do Rio Pinheiros.



Foto real da Casa de Vidro

Todo o terreno onde a casa está construída é hoje totalmente ocupado por vegetação de mata atlântica.

Um paisagismo com caminhos sinuosos percorre o terreno sob a vegetação. 
Com a sua delgada estrutura e a transparência da vedação do salão a Casa de Vidro permite uma continuidade visual completa com a paisagem, tema explorado pela arquiteta nas fotos de divulgação da obra em 1951.

A Casa de Vidro foi o primeiro projeto de arquitetura de Lina Bo Bardi totalmente construído.

Na Itália, ela havia trabalhado como ilustradora de jornais e revistas e como editora (dirigiu a revista Domus entre 1942 e 1943), mas nada pode construir, pois “durante a guerra só se destruía”, dizia ela.

Lina morre na Casa de Vidro no dia 20 de março de 1992, realizando o sonho declarado muitas vezes de trabalhar até o fim.

Lina era apaixonada pelo Brasil, e um dia disse:

"Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci aqui, escolhi esse lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas vezes, é minha 'Pátria de Escolha', e eu me sinto cidadã de todas as cidades".

(Abaixo você confere as fotos da maquete da Casa de Vidro que foi desenvolvida pelos alunos, Demétrius Pagung, Anezio Coffler e Fábio Boostel do Curso de Edificações do Ifes Colatina (Instituto Federal do Espírito Santo) com aulas ministradas pelo professor Alexandre Cypreste.)

















5 comentários:

  1. Olá, gostei da maquete, gostaria de saber como voces fizeram essa inclinação??
    Vou fazer uma maquete do MASP e tem uma inclinação assim.
    Poderiam me ajudar? :)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Se você está perguntando da sustentação da casa, compramos uma caixa de lápis de cor, e colocamos o adesivo branco como acabamento. Caso for a inclinação do terreno, a base da maquete é feita de isopor. Espero ter ajudado. Att.

    ResponderExcluir
  3. oi gostaria de saber como vc consegui as escalas pra faser a maquete pois tambem tenho que faser uma para trabalho na facu
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  4. Amigo, as escalas foram de olho, mesmo! Analisamos muitas fotos da Casa de Vidro.

    ResponderExcluir