sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O valor de um Projeto Arquitetônico



Sempre nos deparamos com clientes ou futuros clientes preocupados com o valor a ser desembolsado em um projeto arquitetônico ou em um projeto de interiores. Essa preocupação começa por que, nem sempre, o cliente conhece realmente as atribuições dos arquitetos. Esse fim de semana nos fizeram uma pergunta na qual a resposta parece um pouco óbvia, mas não é.


- O que o arquiteto faz?


Para os leigos as respostas poderiam ser: Os arquitetos "desenham" o que "nós" pensamos ou, "dão" uma idéia para o que fazer com o espaço e por aí vai.


Bom, os arquitetos fazem muito além disso quando estão projetando um espaço. A nossa formação contempla, além das soluções estéticas, também soluções estruturais, ergonômicas, de conforto térmico e acústico, soluções de circulação e fluxo, dimensionamento dos ambientes, além de soluções orçamentárias.


O que aparentemente sai somente da nossa criatividade, na verdade é um processo  no qual devemos conciliar todos as solicitações do cliente, respeitando as normas técnicas, a legislação vigente e  todas  as questões técnico-contrutivas.


Tudo isso será representado através de peças gráficas, que traduzidas se configurarão nos espaços que foram projetados.


Já nos deparamos com histórias de pessoas que preferiram dispensar o trabalho do profissional e fazer a obra por conta própria. Doce ilusão, depois de ter gasto muito mais do que gastaria com a contratação dos profissionais, só resta duas opções: contratar o arquiteto para consertar o que foi feito ou conviver com uma obra malfeita e agüentar a dor de cabeça por um bom tempo. Uma coisa é certa, o que se gasta para fazer o feio e malfeito se gasta para fazer o bonito e correto.


Normalmente o valor desembolsado em um projeto representa de 5% a 10% do valor gasto em sua obra.  Por isso não tenha preconceito na hora de pedir uma proposta para o arquiteto, é bom ter em mente que ele é capaz de lhe trazer soluções e não apenas "desenhar" o que você quer. Para se sentir mais seguro converse com ele e tente entender as etapas e o processo do projeto e saber qual o produto que você receberá ao final de tudo, afinal os arquitetos prestam um serviço.

Fonte: http://www.bandeiramarinho.com/2010/09/o-valor-de-um-projeto-arquitetonico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário