A construção civil sustentável está ficando cada vez mais presente no  Brasil e diversas empresas de arquitetura e empresas de engenharia já  estão entrando nessa nova tendência do mercado. Há uma intensa  mobilização para alcançar o desenvolvimento sustentável em todos os  setores econômicos do Brasil. É muito bom para as empresas aliar  progresso econômico com ações sociais e conservação ambiental e isso tem  sido meta de muitas empresas de engenharia no ramo da construção civil.
Entenda o que é o desenvolvimento sustentável
O  desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atende às  necessidades do agora sem comprometer a possibilidade das gerações  futuras atenderem as suas próprias necessidades. O desenvolvimento  sustentável se for bem implantado, com diversas mudanças de práticas e  modelos, irá fazer toda a diferença na reputação de uma empresa,  tornando a cadeia produtiva mais eficiente, reduzindo os riscos de uma  operação, facilitando os financiamentos e também atraindo diversos  talentos, além de valorizar a marca da empresa e as ações no mercado.
Entenda a legislação
Para  qualquer implantação de uma construção pesada ou até leve de uma  construção civil, a legislação prevê instrumentos legais (licenciamento  ambiental e estudos ambientais), econômicos (incentivos fiscais e caução  ambiental) e técnicos (desenvolvimento de novas tecnologias, parâmetros  ambientais, pesquisa e descobrimento de novas jazidas) que juntos criam  um círculo excelente em que todos saem ganhando. Em se tratando sobre  legislação, o licenciamento ambiental, além de conceder a autorização  para a localização de uma construção civil, também concede a instalação,  a ampliação e a operação de construções pesadas e atividades de  potencialidade poluidora ou de degradação do meio ambiente e isso é uma  ferramenta de muita importância, pois permite ao empreendedor  identificar os efeitos ambientais do seu negócio e também de que forma  esses efeitos podem ser gerenciados.
Sustentabilidade é,  definitivamente, a preocupação do momento. E qualquer empresa de  arquitetura e engenharia da construção civil para se manterem vivas  devem se preocupar com a sustentabilidade de uma maneira muito especial,  pois todos saem ganhando com isso.
Fonte: http://www.artigonal.com
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário