A sustentabilidade nn é um tema que cada vez mais faz parte do setor produtivo e da vida das pessoas. O aumento da população mundial, a necessidade de produzir mais alimentos, a escassez dos recursos naturais, a degradação do meio ambiente, tudo isso reflete direta ou indiretamente na vida das pessoas.
E não há como não se envolver ou ficar completamente omisso. Seja por engajamento, seja pela necessidade de reduzir despesas para fazer o dinheiro esticar no final do mês, seja pela decisão de repensar os valores e atitudes. O certo é que cada vez mais as pessoas estão buscando, de alguma maneira, uma forma mais socialmente responsável de agir.
Como qualquer atividade humana gera impacto, cada um tem que procurar uma maneira de, cada vez mais, ampliar a sustentabilidade de seus atos, seja no trabalho, seja em casa, seja na escola, seja na vida em sociedade. É só estar atento ao que cada um faz para mudar os hábitos e ampliar, a cada dia, o seu grau de sustentabilidade.
Quer um exemplo? Pode ser em casa, logo pela manhã, na escovação dos dentes, evitando deixar a torneira aberta sem necessidade, ou reduzindo o tempo do banho. Ou deixando apagando as lâmpadas quando não se está no local, ou desligando os equipamentos que não estão em uso.
Na construção, ou na reforma da casa, o local onde as pessoas passam grande parte de suas vidas, são muitas as oportunidades para a adoção de medidas que podem ser chamadas de amigas do meio ambiente. Uma das dicas da arquiteta Rita Rocio Tristão é utilizar somente madeira certificada. "Não é difícil encontrar madeira certificada e o preço é adequado", explica.
Para uma construção sustentável, o projeto é fundamental, salienta. Um projeto sustentável deve ter ventilação adequada, aproveitamento da iluminação natural, conforto térmico, tintas à base de água, louças e metais que contribuam para menor gasto de água, beirais amplos que reduzem a insolação, dentre outros.
Na construção de uma residência, por exemplo, o profissional deve observar a posição do sol, a direção dos ventos. Dados como esses, que podem parecer sem importância, fazem a diferença na sustentabilidade do projeto. "A base de uma boa construção é um bom projeto", destaca a arquiteta.
Sustentabilidade, aliás, é o tema central da edição deste ano da Casa Cor. No local, todos os ambientes foram criados com base na sustentabilidade. Em várias criações destacam-se as madeiras certificadas e as reutilizadas. Em um dos ambientes externos chama a atenção o telhado de grama, que reduz em até 6º a temperatura.
É um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas.
Atitudes sustentáveis
Racionalize a água
Tome banhos mais rápidos: 15 minutos consomem 243 litros de água;
Feche a torneira: 5 minutos correspondem a 80 litros de água;
O vaso sanitário é o maior vilão, representando cerca de 50% do consumo de água de uma residência. São 10 a 14 litros em apenas 6 segundos de acionamento.
Cuide do lixo
Separe o lixo orgânico do restante. O lixo orgânico pode gerar adubo ou produzir energia e o resto poderá ser reciclado, reduzindo a necessidade de utilização de recursos naturais.
Produza adubo
Pegue duas caixas de 0,50 x 0,80 (do tamanho de uma caixa de carnes);
Em uma das caixas coloque terra, que será utilizada para cobrir os alimentos e evitar mau-cheiro;
A outra caixa, separe ao meio com uma divisória de maneira tal que possibilite a passagem de minhocas de um lado para o outro;
Arranje algumas minhocas e coloque-as em um dos lados da caixa com um pouco de terra;
Coloque o lixo orgânico da sua cozinha (cascas de fruta e restos de comida) no lado da caixa onde estão as minhocas e cubra com uma fina camada de terra;
Repita até que o lado da caixa esteja cheia. Então faça o mesmo com o outro lado;
Quando o segundo lado da caixa estiver cheio, o primeiro já conterá humus, que servirá para adubar suas plantas;
Se você mora em apartamento, faça um acordo com o síndico para que ele libere um pequeno espaço no terreno para isso. Talvez você estimule os seus vizinhos a fazerem o mesmo, e terão adubo para o condomínio.
Racionalize energia
Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. São um pouco mais caras, mas têm durabilidade maior e consomem 60% menos energia;
Desligue a luz dos cômodos e dos aparelhos que não estão sendo usados;
Desligue os elevadores e as luzes comuns do condomínio que não estiverem sendo usadas;
Ao comprar um eletrodoméstico, procure aqueles que têm o selo do Procel que certifica o baixo consumo de energia;
Reutilize
Opte por produtos duráveis. Por mais que sejam práticos, os produtos descartáveis são danosos ao meio ambiente e geram um lixo desnecessário. Ao adquirir material de escritório, por exemplo, escolha os que permitem recargas: cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis.
Resista
Abra mão de sacos, papéis, caixas e envelopes como forma de transportar compras. Esse "lixo do futuro" polui o lençol freático, entope bueiros e exige muita matéria-prima para a fabricação. Adote as ecobags, mas resista àquelas não produzidas com material reciclável.
Seja natural
Os produtos orgânicos devem ser privilegiados na compra porque o modelo tradicional de agricultura de larga escala é insustentável para o meio ambiente, consumidores e produtores. Vários estudos têm mostrado que os agricultores orgânicos que seguem um enfoque agroecológico conseguem resultados satisfatórios em vários aspectos ligados à sustentabilidade.
Novidades do primeiro prédio sustentável
O Esmeralda Residence é o primeiro prédio sustentável do Estado.As ações começaram desde a demolição da casa, com a triagem dos resíduos e a destinação do entulho. Na execução da obra está prevista a coleta seletiva dos resíduos gerados e o controle do seu destino final. A madeira, os granitos e cerâmicas serão adquiridos de fornecedores licenciados.
Na construção será utilizada a água captada das chuvas. As águas do chuveiro e lavatório serão reutilizadas em descargas dos vasos sanitários da obra. A energia solar, totalmente limpa, será adotada para os sistema de aquecimento. A água dos lavatórios, pias, chuveiros e máquinas de lavar roupas serão coletadas separadamente e conduzidas para uma estação de tratamento e depois reutilizadas nas descargas sanitárias. O reuso da água vai gerar economia média de 30%.
Casa pioneira em novo loteamento de Manguinhos
No dia 14 do próximo mês, será inaugurado, no loteamento Arquipélago, em Manguinhos, Serra, o protótipo de uma casa de 230 metros quadrados, projetada e construída nos conceitos da sustentabilidade. A casa, segundo o arquiteto Augusto Alvarenga, é construída em aço com painéis.
Os cuidados são tomados desde a concepção do projeto, que busca o aproveitamento dos recursos naturais como ventilação, iluminação e outros. No isolamento térmico que contribui para a redução do uso de ar-condicionado, são utilizadas garrafas pet recicladas.
São observados ainda os cuidados na redução do consumo de energia, de água com reaproveitamento das águas de chuva e águas químicas. No paisagismo, os jardins são projetados com plantas que necessitam de menos água.
A Ecasa, empresa que desenvolve o projeto da casa sustentável, tem projetos com cinco modelos básicos de residência. A pessoa que vai construir pode fazer adaptações dos modelos disponíveis conforme o terreno onde ela será construída, informa o arquiteto.
As casas podem ser construídas em qualquer região do Estado. Por isto é importante plenejar e fazer as adaptações de acordo com a região e os recursos naturais disponíveis.
Serviço
Esmeralda Residence é um empreendimento da Mazzini e Delta.
Informações: os detalhes a respeito da sustentabilidade do projeto podem ser acompanhadas no endereço www.esmeraldaresidence.com.br
E casa
Mais detalhes: no endereço www.ecasabrasil.com
É um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas.
Fonte: gazetaonline.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário