quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saiba onde reciclar materiais de informática e óleo de cozinha

Depois de preparar batata frita ou fritar o peixe para o almoço, os baianos se deparam com um problema: onde descartar o óleo de cozinha usado? E quando o computador quebra de vez ou aquela impressora deixa de funcionar, onde jogar fora estes trambolhos? 

Acesse o Mundo sustentável, o novo canal do Portal iBahia
O que alguns baianos não sabem é que estes materiais, assim como o papel, o plástico e a madeira podem ser reciclados. Na Semana do Meio Ambiente, o iBahia mostra projetos que recebem óleo de cozinha e materiais de informática e os transformam desde sabão até oficinas de capacitação. 

Conheça os projetos e veja como colaborar:
Óleo pode virar sabão e biodiesel
Óleo de cozinha
O Projeto Biodiesel coleta óleo de cozinha utilizado e o transforma em biodiesel. Para colaborar, é preciso juntar certa quantidade de óleo e entrar em contato através do telefone (71) 3283-9808. Se a quantidade for suficiente, é possível buscar o resíduo em casa ou nas empresas interessadas.

O projeto Reciclagem de Óleos Vegetais (Renove) atua com o reaproveitamento do óleo de cozinha há dez anos. O resíduo é utilizado para fazer, sobretudo, sabão, mas às vezes também biodiesel. Quem quiser colaborar, basta ligar para os telefones (71) 3267-0269 ou 9979-2504 ou mandar um e-mail pararenoveoleo@gmail.com. A coleta é gratuita e o projeto busca atender a qualquer quantidade.

Materiais de informática (E-lixo)
O Onda Digital, projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebe doação de computadores, mouses, impressoras, cabos, roteadores, scanners e outros materiais de informática de baianos e de empresas. 

Se o doador for uma pessoa física, basta comparecer à sala do projeto (sala 5), localizada no Restaurante Universitário, Campus de Ondina da UFBA, às segundas e terças-feiras, das 10h às 17h. Caso seja uma pessoa jurídica, é necessário enviar a lista do que vai ser doado através do e-mail ondadigital@ufba.br, para que seja avaliada a dimensão da doação. Se for grande, pode ser preciso dividi-la em partes, devido à capacidade de armazenamento. 
Projeto recicla teclado, mouse e outros
materiais de informática
Depois de recebidos, os materiais passam por uma triagem, com o intuito de testar o funcionamento. Se tiver alguma peça que represente risco à saúde ou ao meio ambiente entre as peças que não funcionam, o Onda Digital encaminha para seus parceiros, que reaproveitam a parte do circuito. Com as peças feitas de plástico, que podem ser recicladas, o projeto monta novos computadores e os levam para comunidades, onde são construídas salas de informática. Nestas salas, são promovidos cursos e são treinados monitores. O projeto também realiza oficinas de artes com as peças de plástico onde são confeccionados chaveiros com tecla do teclado, porta-retratos e cestas de lixo.Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3283-6765 e pelo site do projeto.
Fonte: ibahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário