segunda-feira, 30 de maio de 2011

[DICAS] Vai construir a sua Casa? Veja Como poupar no orçamento.


Sem dúvida que é bastante mais cômodo e fácil comprar uma casa já construída e pronta a habitar. A unica preocupação será, supostamente, mobiliar a mesma. 

Mas a esta, acresce uma outra: a da prestação mensal que terá de pagar à entidade bancária com quem contraiu empréstimo que representará, durante muito tempo, um encargo ao qual não se poderá furtar. Existe, contudo, uma alternativa realmente competitiva e que é a construção da sua própria casa.


Para o fazer e para conseguir uma construção o mais econômica possível, deverá, em primeiro lugar, procurar o terreno ideal para a construção da moradia: geologicamente, o solo deverá ser estável e, em termos topográficos, deverá apresentar-se plano – isto para evitar gastar muito dinheiro com escavações e fundações faraônicas. 

Deverá também ter em conta que o IMT é apenas aplicado sobre o terreno e não sobre o edifício a construir, o que também lhe permite poupar algumas centenas de reais. Não se esqueça ainda que o dinheiro proveniente do crédito bancário que tiver de contrair para a construção da sua casa chegará às suas mãos em partes, o que significa que a sua obra avançará por fases. Estas fases serão vistoriadas por um perito do banco e o segredo é reduzir ao máximo essas mesmas vistorias – já que cada uma delas é paga por si.

Lembre-se também do fato de que o empréstimo só começará a ser liquidado após a conclusão da atribuição das partes, pelo que convém acelerar a obra, de forma a poder beneficiar de juros mais baixos. E, claro, no momento de fazer as simulações de empréstimos, recorra a diferentes instituições bancárias e mesmo a diferentes balcões da mesma instituição – há relatos de diferenças consideráveis de região para região – de modo a otimizar o seu crédito. 

Nestas situações, negocie de forma enérgica e firme, já que este gesto permitir-lhe-á poupar dezenas de reais todos os meses, muitas vezes, toda a vida.

Passada a fase inicial, procure um empreiteiro ou construtor da sua confiança e dê início à obra. Saiba que não deverá poupar, de forma alguma, nas fundações e alicerces da sua casa – por motivos óbvios –, mas que poderá fazê-lo na fase dos acabamentos – fase que corresponde, muitas vezes, à maior «fatia do bolo». 

Opte por materiais e eletrodomésticos mais simples, mas igualmente funcionais e duradouros e verá que o conforto será o mesmo.
Deverá, ainda, concentrar as tubulações da cozinha e casa-de-banho num só local e preferir uma casa com um desenho simples para poupar na construção do telhado.

Se seguir estes conselhos, terá, muito provavelmente, a casa (e a prestação) dos seus sonhos.

Em que economizar

• Fundações leves:
 Opte por terrenos firmes. Como o terreno é firme, elas se aprofundam apenas 1,50 m na terra em média. Por isso, os próprios funcionários da obra cavam os buracos, sem auxílio de máquinas.


• Madeira barata: Escolha espécies de reflorestamento, com crescimento rápido. Se optasse pelo mogno ou jatobá, o gasto seria 25% maior.


• Sem isolamento térmico: para que a casa não fique abafada, devido à madeira escura, monte um projeto que propicie a ventilação cruzada. A moradia pode ter escotilhas no piso, por onde entra o vento frio. Aberturas no topo das janelas deixam escapar o ar quente. Mas se o seu terreno estiver em uma boa altitude, deverá ser atingido por muitos ventos.


Um comentário:

  1. Ótimas dicas, principalmente a parte "Em que economizar". Para pessoas leigas no tema - a maioria - saber EM QUE economizar é difícil e acabam tomando decisões erradas.

    Com relação à contratação de mão de obra, eu encontrei buscando no Google um tipo de serviço que eu nem sabia que existia, de "serviço de orçamentos" (talvez exista um nome melhor pra isso). É entrar no site, explicar a construção ou reforma que você quer fazer e diversos profissionais te ligam pra dar uma estimativa de preço ou agendar visita. Achei muito legal pois facilita comparação de preços e dá pra ver as opiniões das pessoas sobre os profissionais.

    Eu ainda não usei... buscando no Google eu encontrei o Habitissimo, mas devem existir outros (até porque, a idéia parece simples e boa). Alguém já usou esse trem?

    ResponderExcluir