quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os dez prédios mais altos do mundo

Criados para abrigar humanos e suas atividades no mundo moderno, os prédios são grandes maravilhas da engenharia. Algumas construções contaram com nomes de peso da arquitetura e se tornaram verdadeiras obras de arte – e até mesmo cartões-postais das cidades onde foram construídos. A engenharia definitivamente consegue superar seus desafios dia após dia. Em construção ou já erguidos, aqui vai uma lista dos prédios mais altos do planeta.

10º lugar: Two International Finance Center

Hong Kong, China – 412 m
Construído entre 2000 e 2003, o complexo IFC é uma das atrações de Hong Kong, com seus 88 andares de escritórios, hotéis, residenciais e shoppings com marcas de luxo. O arquiteto Cesar Pelli ganhou um concurso internacional para desenhar a construção. Na tradição de arranha-céus verdade, o design do Two IFC é simples, forte e memorável.

9º lugar: Jin Mao Building

Xangai, China – 420 m
Ao lado do Shanghai World Financial Center, a torre Jin Mao parece pequena, mas foi a maior da China por quase dez anos. A construção comporta escritórios e um luxuoso hotel na capita chinesa. Com 88 andares, 130 elevadores, atingindo uma altura de 420,5 metros e área de construção 290 mil metros quadrados, Jin Mao Tower, que significa literalmente  “Gold Luxúria Building”, em chinês, é uma combinação perfeita de estilo arquitetônico tradicional chinês e tecnologia moderna do mundo arquitetônico.

8º lugar: Trump International Hotel & Tower

Chicago, EUA- 423 m
Terminado em 2009, o segundo prédio mais alto de Chicago tem 98 andares e é o maior residencial do mundo. Do 17º ao 27º andar, encontram-se 339 quartos cinco estrelas e suítes tipo estúdio ou de dois quartos, com a tradicional marca dos negócios do empresário Donald Trump.  O edifício é a maior estrutura em fôrma do mundo. Moldes de concreto vem sendo usados, pois o uso da tradicional estrutura de aço requer uma estrutura que pode ser muito maior para o tamanho da propriedade, proporcional a altura da planta do edifício. O concreto líquido permite que andares sejam construídos apenas bombeando concreto centenas de metros acima do nível do solo.

7º lugar: Willis Tower (antiga Sears Tower)

Chicago, EUA – 442 m
A Sears Tower já foi o prédio mais alto do mundo – logo que foi construído, em 1974. Atualmente, é o mais alto da América do Norte. O arquiteto Bruce Graham utilizou uma forma de construção tubular para dar estabilidade contra os fortes ventos da região. Seus 442 metros de altura e seu formato diferente lhe renderam o apelido de “árvore de Natal”.

6º lugar: The Petronas Towers

Kuala Lumpur, Malásia – 452 m
As torres gêmeas de Kuala Lumpur, na Malásia, levaram mais de seis anos para serem construídas (de 1993 a 1999) e os 88 andares consumiram 36,9 mil m³ de aço. Uma das marcas de sua arquitetura, a ponte que liga os dois prédios está suspensa a 170 m de altura no 41º andar. Foi projetada por Cesar Pelli e tem design inspirado no islamismo, com suas pontas em forma de estrela de oito pontas.

5º lugar: International Commerce Centre (ICC)

Hong Kong, China – 484m
Um empreendimento único com um luxuoso desenvolvimento comercial do espaço residencial, varejo moderno e dois hotéis seis estrelas em um único local. Inaugurado em 2010, a construção tem 484 metros de altura e seu projeto arquitetônico leva a assinatura dos escritórios MTR Corporation Limited e Sun Hung Kai Properties (SHKP), responsáveis pelas obras no metrô de Hong Kong. Os 118 andares se tornaram símbolo do poder econômico chinês.

4º lugar: Shanghai World Financial Center

Xangai, China – 492m
O prédio mais alto da China foi finalizado em 2008, após cerca de 11 anos em construção. A construção que se assemelha a um abridor de garrafas conta 492 metros de altura e tem essa forma para reduzir a pressão do vento na construção. Outra ideia do escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates P.C. foi sugerir o formato da lua para o simbolismo chinês. No centro financeiro da capital chinesa, a construção oferece escritórios, shoppings, centro de convenções, um luxuoso hotel entre os andares 79 e 93, além de um observatório no 100º andar – apenas um abaixo do último.

3º lugar: Taipei 101

Taipé, China – 508 metros
A construção mais alta do mundo por cerca de três anos (de 2004 a 2007, quando o Burj Khalifa ultrapassou a marca ainda em construção) tem 101 andares, 61 elevadores e 1.839 vagas de garagem. Inaugurada em 2004, a torre foi construída para aguentar ventos de até 200 km/h e os terremotos ocasionais de Taiwan. O projeto de C.Y. Lee & Partner mostra claras influências da cultura chinesa em sua arquitetura, que lembra uma pagoda e tem formato de folhas de bambu. Seu elevador é considerado o mais rápido do mundo. Haja velocidade para subir 101 andares!

2º lugar: Busan Lotte Tower (Lotte World II)

Busan, South Korea – 510 m
A torre é o marco central do novo Complexo Busan Lotte e a construção está sendo realizada em duas fases. A primeira fase inclui uma loja de departamento e cinema, que foi concluída em 2009, enquanto a segunda e maior fase incluirá um hotel de luxo, uma plataforma de observação, escritórios e centros culturais em um arranha-céu de 110 andares.  O projeto do arranha-céu assemelha-se a um navio em pé, com grandiosas curvas  refletindo o porto da cidade. O estacionamento subterrâneo da torre será capaz de cabrigar mais de 2.400 carros. Sua conclusão está prevista para 2013.

1º lugar: Burj Khalifa

Dubai, Emirados Árabes – 828 m
(clique na imagem para ampliar)
Iniciada em 2004, a torre de vidro de 160 andares e utilizou 330.000 m³ de concreto, além de 31,4 mil t de barras de ferros. O prédio se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância. A construção, que dispõe de mais de 1 mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel Armani, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões.

Fonte:
http://www.passaporte77.com/blog/os-10-predios-mais-altos-do-mundo/
http://www.desbaratinando.com/2010/04/hoje-iremos-conhecer-os-10-predios-mais.html
http://nolimits.terra.com.br/2010/04/19/conheca-os-10-predios-mais-altos-e-alucinantes-do-mundo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trump_International_Hotel_and_Tower_%28Chicago%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário