quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projete a calçada cidadã de sua casa


Manter a calçada limpa, acessível, segura e confortável é o ideal que toda cidade gostaria de ter. Para perceber que estamos longe desse cenário, basta andar a pé. Os problemas parecem ser a regra: pisos soltos, buracos, desníveis, raízes de árvores expostas, material de construção em cima do piso, carros estacionados em cima do passeio. 


Uma das maneiras possíveis de reverter esse quadro é conscientizar as pessoas que estão reformando ou construindo. ''Melhorar as condições das calçadas é contribuir individualmente para o coletivo''. 

Em Londrina, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), órgão ligado à Prefeitura, desenvolveu padrões, regras e aspectos técnicos de como executar calçadas cidadãs. 

O melhor caminho para quem quer refazer a calçada é contratar um profissional da área, e seguir os padrões recomendáveis. Rampa de acesso e a definição de dimensões para a vegetação são algumas das normas. 

As calçadas ecológicas também estão entre os modelos sugeridos pelo Ippul. A faixa ajardinada coberta por grama pode se somar tanto à faixa de serviços, onde são instalados orelhões, postes e vegetação, como à área próxima ao muro. 

A calçada ideal prevê pisos antiderrapantes, ausência de obstáculos como degraus entre os terrenos, dimensões mínimas de circulação e deslocamento para diferentes usuários, além de mobiliário urbano e vegetação dispostos de forma a não atrapalhar o pedestre. Para se ter uma idéia, a recomendação é construir calçadas com no mínimo 80 cm de largura para pessoas que utilizam a cadeira de rodas. 

Ruas da cidade

A importância de privilegiar os pedestres nas cidades não é aleatória. Estima-se que em Londrina cerca de 650 mil viagens sejam realizadas diariamente, das quais aproximadamente 230 mil deslocamentos são realizados a pé. 

Fazendo uma retrospectiva da história das cidades, o domínio dos automóveis nas ruas não é um padrão, mas algo que marcou a história recente, mais precisamente o século 20. ''As cidades existem há 10 mil anos e as ruas sempre foram consideradas locais de transporte e encontro.'' 

Um exemplo de mudança de perspectiva no trânsito vem de Nova York, nos Estados Unidos, país onde as pessoas veneram carros. A cidade norte-americana está cada vez mais tirando o espaço dos automóveis para privilegiar seus pedestres.



Calçadas ecológicas em Londrina

César Augusto e Fábio Ciquini


César Augusto e Fábio Ciquini




César Augusto e Fábio Ciquini

Nas fotos, três modelos de calçadas ecológicas em Londrina. Projetadas com faixas ajardinadas, cobertas por grama, elas aumentam as áreas de absorção da chuva, sem prejudicar o pedestre. São ideais para os bairros.





César Augusto e Fábio Ciquini

Segundo a Norma Brasileira de Acessibilidade é recomendável utilizar faixas de piso tátil, com textura e cor diferenciadas, para facilitar a identificação do percurso por pessoas portadoras de deficiência visual. Na foto, faixa em calçada da Rua Piauí, centro da cidade de Londrina.





César Augusto e Fábio Ciquini

Piso intertravado é montado por peças de concreto encontradas em diferentes espessuras. Os blocos devem seguir normas no que se refere à resistência à compressão e dimensões, e podem ser utilizados tanto em áreas externas quanto internas. Material tem alto coeficiente de permeabilidade, facilitando a infiltração da água no solo.





César Augusto e Fábio Ciquini

Piso contínuo que vai da calçada ao recuo do estacionamento cria unidade visual e conforto estético, facilitando a aproximação das pessoas à vitrine.




Dicas

- A calçada deve ser construída a partir do meio-fio de concreto pré-moldado instalado pela Prefeitura ou pelo loteador com 15 cm de altura.

- Os passeios devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. Observe os níveis dos vizinhos para que haja concordância.

- As tampas das concessionárias (rede de água, esgoto e telefonia) devem ficar livres para visita e manutenção.

- Nenhum degrau poderá ser feito na calçada. As rampas para acesso de veículos ou demais nivelamentos entre a calçada e a edificação deverão ser acomodadas na parte interna do terreno. É proibido por lei construir rampas para veículos na faixa da calçada.

- Todas as calçadas devem apresentar inclinação de 2% no sentido transversal, em direção ao meio-fio e à sarjeta, para garantir o escoamento da chuva. Isso significa que a cada metro de calçada construída em direção à rua deve haver declividade de 2 cm.

- Deverão ser executadas no meio-fio das esquinas rampas de acesso para pessoas com deficiência com 1,50 m de largura a partir do desenvolvimento da curva segundo.

- De acordo com o Código de Posturas do Município de Londrina, os proprietários são responsáveis pela execução e conservação das calçadas. No caso dos terrenos públicos, a responsabilidade é da Prefeitura. Moradores, comerciantes e industriais são responsáveis pela limpeza em frente de suas residências ou estabelecimentos. Isso varia de cidade para cidade. Procure a prefeitura de sua cidade e se informe.

Fonte: Ippul

Um comentário:

  1. Muito interessante esta forma de acesso sustentável para as cidades, parabéns pela matéria

    ResponderExcluir