segunda-feira, 13 de junho de 2011

O ralo entupiu? Evite entupimento!

Evite entupimento

Atenção aos ralos de sua casa
Às vezes parece que a pia da cozinha teima em entupir nas horas mais impróprias, quando estamos com pressa ou vamos receber visitas para o almoço. Porém, existem algumas providências que podemos tomar para prevenir ou resolver este tipo de problema.


Como desentupir os ralos

 pia entupida

Os ralos entopem por conta do acúmulo de gordura e partículas de comida, ou até pequenos pedaços de plástico que acabam atravessando a peneira. Depois de certo tempo, essas partículas acumuladas se transformam em blocos que obstruem a passagem da água.

Em alguns casos o uso de produtos químicos não vai ajudar e se depois de usar um desentupidor de ralo a situação não melhorar, o melhor é contratar profissionais especializados que desmontarão e removerão o sifão para realizar a limpeza.

O mercado oferece produtos específicos para a tarefa de limpar os ralos e dutos de escoamento da água da pia da cozinha, compostos por soda cáustica e lixívia. As reações químicas entre tais substâncias liberam calor e dissolvem as partículas de gordura que, sólidas, formam os blocos de sujeira responsáveis pelo entupimento.

Existem produtos oxidantes que são compostos por alvejantes, peróxidos e nitratos, que também liberam calor e gases e fazem com que os blocos se oxidem facilitando sua passagem pelos canos.

É recomendável que os produtos ácidos sejam usados, com precaução, por profissionais qualificados porque o uso incorreto pode provocar queimaduras, além de liberar gases tóxicos. Normalmente, esses produtos são compostos por ácido sulfúrico ou hidroclórico e suas reações químicas, por gerarem grande quantidade de calor, podem derreter os encanamentos de PVC.

Lembre-se: os produtos químicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e, ao manuseá-los, utilize luvas de borracha e procure abrir as janelas para evitar a concentração de gases tóxicos.

Receitas naturais para a limpeza de ralos

 vinagre
Existem alternativas naturais e não poluentes que podem sair mais baratas. Os detergentes enzimáticos são formas naturais de desentupimento dos canos porque são produtos compostos por bactérias ou enzimas que se alimentam dos resíduos orgânicos que obstruem a passagem de água.

A desvantagem é que esses detergentes não estão disponíveis na maioria dos supermercados e não podem ser estocados por períodos longos. Alternativa é colocar 100 ml de bicarbonato de sódio diretamente dentro do ralo. Depois, despeje mais 100 ml de vinagre. Deixe agir por cerca de 20 minutos e então despeje água fervente. Você também pode fazer uma solução com partes iguais de sal, vinagre, bicarbonato de sódio e água fervente, despejar no ralo, aguardar uma hora e repetir a operação.

Dicas para prevenir o entupimento dos ralos

 desentupidor de pia
Retire os restos de alimentos dos utensílios da cozinha antes de colocá-los dentro da pia para lavar e jogue no lixo restos de gordura já solidificados. Quanto ao óleo de cozinha, em estado líquido, já existem postos de coletas espalhados em supermercados e parques.

Jamais jogue restos de óleo de fritura no ralo. O óleo solidificado é um dos maiores responsáveis por entupimentos nos encanamentos, além de poluir a água.

Os ralos servem para evitar que os menores restos de comida desçam encanamento abaixo. Portanto, posicione-o corretamente, limpe os filtros quando começarem a obstruir a passagem da água e nunca lave a louça sem a proteção de um ralo.

Jogue água quente diretamente no ralo uma vez por semana, ou uma vez ao mês, dependendo da frequência com que você perceba entupimentos em sua rede de esgoto. Com esses cuidados você evita o transtorno dos entupimentos.

Inovação nos ralos do banheiro

 ralo linear
Um novo design para ralos surgiu com essa a ideia inovadora que rendeu aos seus criadores o Premio Idea/Brasil. O ralo linear, como é conhecido é instalado na junção do piso com a parede e destaca-se justamente pela discrição. O que aparece no Box é somente uma faixa metálica, em aço inox.

A maneira como ele é colocado, além de não quebrar a beleza de um piso contínuo e sem emendas, também proporciona outras inovações funcionais: não há desperdício de material ou erros de desnível e o tempo de instalação é 75% menor do que a instalação de um ralo comum. O Ralo Linear vêm em três tamanhos padronizados de 80, 90 e 100 cm, podendo ser feito, sob encomenda, em até 200 cm.

Para deixar o banheiro brilhando, veja como fazer a limpeza do banheiro com vinagre, um produto ecologicamente correto.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projete a calçada cidadã de sua casa


Manter a calçada limpa, acessível, segura e confortável é o ideal que toda cidade gostaria de ter. Para perceber que estamos longe desse cenário, basta andar a pé. Os problemas parecem ser a regra: pisos soltos, buracos, desníveis, raízes de árvores expostas, material de construção em cima do piso, carros estacionados em cima do passeio. 


Uma das maneiras possíveis de reverter esse quadro é conscientizar as pessoas que estão reformando ou construindo. ''Melhorar as condições das calçadas é contribuir individualmente para o coletivo''. 

Em Londrina, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), órgão ligado à Prefeitura, desenvolveu padrões, regras e aspectos técnicos de como executar calçadas cidadãs. 

O melhor caminho para quem quer refazer a calçada é contratar um profissional da área, e seguir os padrões recomendáveis. Rampa de acesso e a definição de dimensões para a vegetação são algumas das normas. 

As calçadas ecológicas também estão entre os modelos sugeridos pelo Ippul. A faixa ajardinada coberta por grama pode se somar tanto à faixa de serviços, onde são instalados orelhões, postes e vegetação, como à área próxima ao muro. 

A calçada ideal prevê pisos antiderrapantes, ausência de obstáculos como degraus entre os terrenos, dimensões mínimas de circulação e deslocamento para diferentes usuários, além de mobiliário urbano e vegetação dispostos de forma a não atrapalhar o pedestre. Para se ter uma idéia, a recomendação é construir calçadas com no mínimo 80 cm de largura para pessoas que utilizam a cadeira de rodas. 

Ruas da cidade

A importância de privilegiar os pedestres nas cidades não é aleatória. Estima-se que em Londrina cerca de 650 mil viagens sejam realizadas diariamente, das quais aproximadamente 230 mil deslocamentos são realizados a pé. 

Fazendo uma retrospectiva da história das cidades, o domínio dos automóveis nas ruas não é um padrão, mas algo que marcou a história recente, mais precisamente o século 20. ''As cidades existem há 10 mil anos e as ruas sempre foram consideradas locais de transporte e encontro.'' 

Um exemplo de mudança de perspectiva no trânsito vem de Nova York, nos Estados Unidos, país onde as pessoas veneram carros. A cidade norte-americana está cada vez mais tirando o espaço dos automóveis para privilegiar seus pedestres.



Calçadas ecológicas em Londrina

César Augusto e Fábio Ciquini


César Augusto e Fábio Ciquini




César Augusto e Fábio Ciquini

Nas fotos, três modelos de calçadas ecológicas em Londrina. Projetadas com faixas ajardinadas, cobertas por grama, elas aumentam as áreas de absorção da chuva, sem prejudicar o pedestre. São ideais para os bairros.





César Augusto e Fábio Ciquini

Segundo a Norma Brasileira de Acessibilidade é recomendável utilizar faixas de piso tátil, com textura e cor diferenciadas, para facilitar a identificação do percurso por pessoas portadoras de deficiência visual. Na foto, faixa em calçada da Rua Piauí, centro da cidade de Londrina.





César Augusto e Fábio Ciquini

Piso intertravado é montado por peças de concreto encontradas em diferentes espessuras. Os blocos devem seguir normas no que se refere à resistência à compressão e dimensões, e podem ser utilizados tanto em áreas externas quanto internas. Material tem alto coeficiente de permeabilidade, facilitando a infiltração da água no solo.





César Augusto e Fábio Ciquini

Piso contínuo que vai da calçada ao recuo do estacionamento cria unidade visual e conforto estético, facilitando a aproximação das pessoas à vitrine.




Dicas

- A calçada deve ser construída a partir do meio-fio de concreto pré-moldado instalado pela Prefeitura ou pelo loteador com 15 cm de altura.

- Os passeios devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. Observe os níveis dos vizinhos para que haja concordância.

- As tampas das concessionárias (rede de água, esgoto e telefonia) devem ficar livres para visita e manutenção.

- Nenhum degrau poderá ser feito na calçada. As rampas para acesso de veículos ou demais nivelamentos entre a calçada e a edificação deverão ser acomodadas na parte interna do terreno. É proibido por lei construir rampas para veículos na faixa da calçada.

- Todas as calçadas devem apresentar inclinação de 2% no sentido transversal, em direção ao meio-fio e à sarjeta, para garantir o escoamento da chuva. Isso significa que a cada metro de calçada construída em direção à rua deve haver declividade de 2 cm.

- Deverão ser executadas no meio-fio das esquinas rampas de acesso para pessoas com deficiência com 1,50 m de largura a partir do desenvolvimento da curva segundo.

- De acordo com o Código de Posturas do Município de Londrina, os proprietários são responsáveis pela execução e conservação das calçadas. No caso dos terrenos públicos, a responsabilidade é da Prefeitura. Moradores, comerciantes e industriais são responsáveis pela limpeza em frente de suas residências ou estabelecimentos. Isso varia de cidade para cidade. Procure a prefeitura de sua cidade e se informe.

Fonte: Ippul

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como tirar a escritura do terreno/casa

Em muitas etapas de uma construção você passará por burocracias.

Uma delas que ocorrerá logo no início é passar a escritura do terreno para o seu nome. A primeira coisa que se faz numa situação destas é ir até o Cartório de Registro de Imóveis que registra os terrenos de sua cidade. Lá, dono antigo e dono novo fazem a transferência de titularidade do dono antigo, para o novo dono. Ou não.

Tem casos, que o dono antigo vai até o cartório e faz uma procuração com poder de passar o terreno para o nome de outra pessoa, que por sua vez passa para o nome de outra. Complicado? As vezes é bem mais.

Custos com documentos, cartório e taxas de transferência: próximo dos R$2000,00

Recibos mais detalhados com essas taxas:

Lavratura de escritura, registro, cert. matrícula, ITBI, demais despesas autorizadas e mais.

A Primeira providência é obter uma Certidão da Matrícula do imóvel junto o Cartório de Registro de Imóveis.

Com a certidão em mãos, conferir se existe continuidade nos registros dos contratos, ou seja, deve existir sequência desde o último proprietário registrado até você. Ex. Propriedade registrada em nome de "A", que se comprometeu vender pra "B", que transferiu direitos de compromissário pra "C", este pra "D", e assim por diante, até chegar você. 

Existindo esses contratos, ditos intermediários, providenciar registro de todos, sem esquecer de antes pagar o ITBI sobre cada transmissão, junto à Prefeitura.

Pagos os impostos, levar os contratos (que devem constar duas testemunhas) para registros junto à matrícula.

Regularizada a matrícula, a pessoa que lhe vendeu o imóvel deverá passar-lhe a escritura, que também será registrada.

Caso o vendedor seja falecido, ou não saiba seu paradeiro, depois das providências anteriores, deverá propor ação judicial (adjudicação), cuja sentença equivale à escritura.

E lembre-se sempre: o que transfere a propriedade é o registro não a escritura (ou sentença) por si só.

Veja como conseguir uma escritura de imóvel gratuita em: http://www.sempretops.com/diversos/escritura-de-imovel-gratuita

Espero ter ajudado.