terça-feira, 26 de abril de 2011

Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira

A Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro.

O nome da ponte homenageia o empresário Octavio Frias de Oliveira, que morreu em 29 de abril de 2007 aos 94 anos.

A obra ficou a cargo da empresa Construtora OAS, envolvendo 420 funcionários, trabalhando em dois turnos. O projeto é de autoria de Catão Francisco Ribeiro, tendo como arquiteto João Valente. Edward Zeppo Boretto é o engenheiro responsável e Norberto Duran, o gerente de obras.

Foi previsto um custo de aproximadamente R$ 184 milhões para a construção do complexo em si, e mais R$ 40 milhões para a sinalização viária, drenagem e pavimentação.

Erguidas em concreto armado protendido, as alças foram moldadas por meio de formas deslizantes. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o equivalente à carga de 7.340 caminhões betoneiras.

Entre os desafios técnicos encontrados no projeto, há a complexidade da distribuição de cargas entre os muitos estais e as seções das pistas de geometria curva. 

Nos elementos de fixação de cada um dos estais foram instaladas células de carga, capazes de monitorar as forças aplicadas aos mesmos, permitindo ajustar as tensões mecânicas de montagem, equilibrando a ponte adequadamente e não sobrecarregando os cabos durante a construção. 

As pontes foram projetadas para suportar ventos de até 250 quilômetros por hora.

As obras do Complexo Viário Real Parque foram iniciadas na gestão municipal de Marta Suplicy, em 2003, e retomadas na gestão de José Serra em 2005 após mudanças no projeto (de duas para uma torre) que resultaram na economia de 30 milhões de reais. 

A inauguração da ponte foi realizada no dia 10 de maio de 2008 pelo prefeito Gilberto Kassab, após adiamento de cerca de dois meses.

No total, cada sentido da ponte tem 290 metros de comprimento. Sob o mastro em "X", que suporta os estais, se cruzam três vias em níveis diferentes: as duas pistas suspensas da ponte e a via marginal de manutenção, no nível do solo.

Além disso, uma linha de transmissão elétrica percorre a margem do rio pelo subterrâneo da via de manutenção e o Córrego Água Espraida deságua no rio Pinheiros passando por entre os mastros. A torre tem 138 metros de altura, o equivalente a um prédio de 46 andares. Escadas de aço internas à torre, com patamares a cada 6 metros, dão acesso ao mastro para serviços de manutenção.

Estais são elementos estruturais flexíveis, formados por feixes de cabos de aço. O termo ponte estaiada se refere ao tipo de estrutura, que utiliza estais diretamente conectados a um mastro para sustentar as pistas. Neste caso, 144 estais mantém suspensos dois trechos de 900 metros de comprimento. Há entre doze e 25 cabos de aço em cada estai. 

Juntos, os estais pesam em torno de 462 mil kg. Eles são encapados por um tubo amarelo de polietileno de elevada resistência mecânica, tolerantes a ação de raios ultravioleta, com a função de proteger o aço contra corrosão.

A ponte é iluminada por holofotes nas cores vermelho, azul e verde, que têm condição de projetar na estrutura variadas combinações cromáticas. A empresa holandesa Philips assina o sistema de iluminação da ponte.

A ponte estaiada virou ponto de referência na cidade antes mesmo de ficar pronta. Durante a construção, diversas equipes de revistas, televisões e agências de publicidade de todo o país usaram a obra como pano de fundo para fotos de catálogos de moda, e gravações de propagandas comerciais. 

Alunos de engenharia e arquitetura de universidades paulistanas também visitaram a ponte.

O asfalto utilizado nas pontes é da categoria SMA (Stone Mastic Asphalt), mesmo tipo usado no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Essa pavimentação apresenta alta resistência a impactos e a cargas em movimento. Também permite maior drenagem e evita deformações do asfalto. 

Exemplificando, o comprimento das pontes é de 2.887 metros. Os vãos estaiados possuem 290 metros, com 16 metros de largura, sendo 10,5 metros para as três faixas de rolamento.

As pontes possuem um sistema de drenagem de águas pluviais que faz com que a água passe por caixas de passagem antes de ser lançada ao solo, o que evita a sujeira nas pistas.

A ponte foi projetada para durar 100 anos, considerando eventuais problemas a concepção da obra foi feita com base num software capaz de analisar o comportamento da estrutura ao longo do tempo, considerando a deformação lenta, o relaxamento do aço e a perda de protensão.

Comprimentos por seção:

    Alças de acesso - Margem esquerda: 639 metros
    Alças José Bonifácio de Oliveira - Margem direita: 1.668 metros
    Ponte Estaiada: 580 metros

Comprimento total: 2.887 metros

Volume de concreto por frente de serviço:

Alças de acesso - Margem esquerda: 12.200 m³
Alças José Bonifácio de Oliveira - Margem direita: 32 mil metros
Ponte Estaiada: 6.100 m³
Mastro: 8.500 m³   

Volume total: 58.800 m³




Peso de aço por frente de serviço:

    Alças de acesso - Margem esquerda: 1.200,00 toneladas
    Alças José Bonifácio de Oliveira - Margem direita: 3.300 toneladas
    Ponte Estaiada: 650 toneladas
    Mastro: 1.000 toneladas

Peso total: 6.150 toneladas

Principais características

    Altura do mastro: 138 metros

Fundação do mastro: 112 (28 x 4) estações, com diâmetro de 1,30 metro e comprimento médio de 25 metros + 40 (10 x 4) estacas raiz com diâmetro de 410 milímetros e comprimento médio 25 metros

    Quantidade de cabos (estais): 18 x 2x 4 = 144

    Peso dos cabos de estaiamento: 492 toneladas

    Principais comprimentos dos estais: entre 79 e 195 metros

    Quantidade de cabos por estai: entre 10 e 25 unidades

    Bainhas PEAD - (Polietileno de alta densidade) proteção contra
    corrosão e radiação solar serve com guia para as cordoalhas.

    Tubo anti-vandalismo -3 metros

Macaco tipo monocordoalha - Tenciona cada cabo, para protensão. A quantidade de cabos varia conforme a distancia para o mastro, e força de cada conjunto varia entre 40 e 60 tf.

    Aço de protensão: 785 toneladas ou 378 mil metros

    Quantidade total de aduelas: 80 unidades (40 em cada ponte)

    Comprimento aproximado das aduelas: 7 metros

Quantidades média e máxima de funcionários: 450 e 650 funcionários respectivamente.

Iluminação pública e monumental: 142 LED's + 20 projetores de 1000 W + 206 postes com 6,00 m de altura e lâmpadas de 140 W.

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