Pinga-pinga, baldes, toalhas e uma umidade sem fim em casa. Este, na maioria das vezes, é o resultado de trabalhos mal executados e materiais de baixa qualidade no telhado. Para quem mora em casa ou em coberturas de prédios, o vazamento pelas telhas é um problema que parece interminável. Mas, sim, existe solução.
Primeiro é preciso entender a estrutura do telhado. Existem quatro camadas básicas: laje, impermeabilização, madeiramento e telhado. Para os mais precavidos, antes das telhas ainda pode ser aplicada a manta impermeabilizante.
“É fácil checar problemas na impermeabilização. Para isso, tampe as saídas das calhas e encha com água. Se a mesma vazar, a impermeabilização está mal feita”, afirma Orlando Sodré, engenheiro e consultor do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi).
Telhas quebradas, rachadas e fissuradas também são fáceis de notar. Para não correr riscos, o ideal é se posicionar entre a laje e o madeiramento, e buscar por locais com mais claridade. Identificadas as peças com defeito, é preciso contratar um profissional para substituí-las.
“A troca das telhas não é muito difícil, mas, para um leigo, além de representar risco, pode também danificar peças em perfeito estado”, aconselha Sodré.
Se o defeito for no madeiramento, que é a estrutura de apoio das telhas, a falha é ainda mais visível. Suba numa escada e veja se o telhado tem curvas ou está empenado.
“Se esse for o problema, não adianta trocar telhas, pois elas vão quebrar com facilidade. É preciso chamar um profissional para que ele veja se é possível refazer o madeiramento ou construir outro. De qualquer maneira, essa estrutura deve ser trocada a cada 25 anos, em média, pois sofre com a ação da chuva e do sol e com pragas como cupim”, diz o engenheiro.
Detalhe que faz falta - Entre a impermeabilização da laje e o madeiramento, pode-se colocar a manta também. Elas não são fundamentais, mas impedem aquele vazamento decorrente de pequenas falhas nas telhas. Além de aumentar a impermeabilização, elas ainda podem servir como isolante térmico, diminuindo a temperatura da casa.
Saiba mais:
Tipos de telha - As telhas mais utilizadas são as de cerâmica. Apesar de mais baratas, as de amianto (fibra de cimento) são frágeis e precisam ser trocadas com mais frequência. As mais modernas e resistentes são as de concreto, que, além de tudo, possuem diferentes cores.
Reparos - De acordo com o engenheiro Orlando Sodré, o trabalho de impermeabilização e troca de telhas quebradas custa entre R$ 500 e mil reais, e tem garantia de cerca de dois anos.
Madeiramento - Já a contratação do serviço de madeiramento em uma casa de 80 metros quadrados custa, em geral, de 5% a 10% do valor do imóvel.
Mantas - As mantas de isolamento térmico para telhados saem por R$ 7,38 (rolo de 50m x 1,20m de largura), no site Mercado Livre.
Fonte: http://www.zap.com.br/revista/imoveis/ultimas-noticias/saiba-como-identificar-problemas-nos-telhados-e-acabar-com-os-vazamentos-em-casa-20110214/
Nenhum comentário:
Postar um comentário