terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Incrível Estrada do Atlântico

Apenas oito quilômetros – provavelmente bem menos do que você costuma fazer diariamente para chegar ao trabalho. Mas a experiência de realizar este percurso ficará guardada na memória para sempre, afinal, é uma das estradas mais bonitas do mundo. 


Atlantic Ocean Road, conhecida aqui como a “Estrada do Atlântico” e localmente como Atlanterhavsveien, liga as cidades de Molde (famosa por suas flores, atmosfera romântica e festival de jazz) e Kristiansund, na costa oeste da Noruega.



O que faz dela um dos caminhos mais inspiradores do planeta para quem segue sobre quatro rodas é o fato de que foi construída sobre as águas, uma estrada estreita e sinuosa que presenteia os viajantes com paisagens sensacionais. Ligando a ilha de Averoy à ilha principal de Eide, oferece a vista do mar, dos fiordes e montanhas, além de permitir bons pontos de pesca.


Atlanterhavsveien foi eleita a “Construção da Noruega do Século”, em 27 de setembro de 2005. Ao longo da estrada é possível encontrar áreas de repouso onde se pode desfrutar um piquenique, e restaurantes onde se pode desfrutar de uma refeição tradicional norueguesa. Não é por acaso que esta estrada é o segundo destino turístico mais visitado da Noruega.



Na estação quente, poucos se lembram de que a construção da Atlantic Ocean Road foi uma verdadeira façanha. Embora tenha sido um sonho desde o início do século 20, as obras começaram apenas em 1983. Durante os anos que antecederam sua inauguração, em 1989, a região foi atingida por 12 furacões.


Isso significa que a região pode ser boa principalmente em duas épocas do ano: o verão, quando o sol permite experiências fora do carro, e o outono, quando ondas agressivas quebram na rodovia oferecendo verdadeiros espetáculos.



As obras de construção da estrada começaram em 01 de agosto de 1983, com a inauguração a ter lugar a 07 de julho de 1989. Durante este período, foram nada menos que 12 tempestades, furacões, na área. Os 8,3 km (5 milhas) da estrada longa são construídos entre várias pequenas ilhas e ilhotas, e são atravessados por oito pontes e aterros diversos.


No sol quente ou em tempestades furiosas, Atlanterhavsveien tem algo para todos. Suas curvas fechadas e a  selvageria da natureza a classificaram em primeiro lugar na lista do  The Guardian de Melhores Viagens do Mundo em Estrada, em competição acirrada com atrações de renome  mundial, tais como costa da Irlanda do Norte.




Fonte: http://petcivilufjf.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário