MÃO DE OBRA
- REFERÊNCIAS
O mais importante na contratação da mão de obra para execução de uma casa são as referências. É com base nestas referências que você poderá evitar vários problemas. O interessante é que se obtenha pelo menos três referências de casas que o empreiteiro ou construtor já executou. Segue abaixo uma sugestão das informações que você poderá solicitar:
- Endereço da obra;
- Nome do proprietário;
- Telefone do proprietário;
- Tamanho da obra;
- Valor da mão de obra;
- Prazo de execução.
Tão importante quanto pegar as referências é verificar as informações, portanto alguns cuidados deverão ser tomados:
- Ligar para o proprietário e verificar:
- Se a obra foi executada dentro do prazo pré-estabelecido;
- Se a obra foi executada dentro do custo contratado;
- Se houveram custos extras na obra;
- O valor dos custos extras.
Tudo isso para saber se o empreiteiro cobra um preço justo pelos serviços adicionais, se aguarda o recebimento das etapas programadas ou fica pedindo adiantamentos e se atrasou a entrega da obra.
- Visitar a obra para verificar:
- Se a obra realmente existe;
- Se o aspecto externo da obra é bom;
- Se for possível a visita do interior da casa, verificar os acabamentos da casa como: assentamento do piso cerâmico e dos azulejos, acabamento das paredes (se não está ondulada), os encaixes e emendas do forro, fechamento das portas, existência de umidade nas paredes, alinhamento do telhado e dos beirais, entre outros.
- EQUIPE DISPONÍVEL
Verificar qual equipe o empreiteiro estará disponibilizando na obra, se ele trabalhará com apenas um ajudante, se ele tem outros profissionais que trabalham com ele, enfim, saber qual será a equipe de trabalho para que você possa acompanhar o desenvolvimento da equipe pré-estabelecida.
- CONTRATO
É importantíssimo firmar um contrato com o empreiteiro, evitando assim problemas futuros com o Ministério do Trabalho e com serviços extras.
- Preenchimento do contrato
tão importante quanto o contrato, é a descrição dos serviços que o empreiteiro será responsável em executar.É bom verificar alguns tópicos junto com o empreiteiro para ver se estão ou não inclusos no contrato e, se estiverem, incluir na descrição dos serviços do contrato, sendo eles:
























- água, tubulação até o cavalete de entrada de água;
- esgoto, tubulação até a rua ou a execução de fossa e sumidouro;
- energia, tubulação e fiação até o poste;
- poste de energia, montagem do poste e da mureta para - medidor;
- telefone, tubulação até o poste.




- PAGAMENTOS
No contrato deverão constar quais serão os pagamentos, seus valores e, principalmente, os serviços que o empreiteiro realizará em cada etapa.O ideal seria se não houvesse nenhum tipo de adiantamento de pagamento, entretanto, tendo em vista os gastos que o empreiteiro terá com transporte e alimentação, poderá ser dada uma parcela inicial para que o empreiteiro possa arcar com as despesas até a conclusão da primeira etapa. Quando do pagamento das etapas, é interessante ir junto com o empreiteiro na obra, verificar os serviços que foram executados nesta etapa, e somente após terem verificado os serviços é que deverá ser feito o pagamento.
Desta forma evitam-se alguns problemas como: atraso de obra, correção prévia de alguns problemas executivos que poderão existir.
- SERVIÇOS EXTRAS
Poderão ser contratados alguns serviços adicionais no decorrer da obra como:





- água, tubulação até o cavalete de entrada de água;
- esgoto, tubulação até a rua ou a execução de fossa e sumidouro;
- energia, tubulação e fiação até o poste;
- poste de energia, montagem do poste e da mureta para - medidor;
- telefone, tubulação até o poste.




O principal cuidado a ser tomado na contratação dos serviços extras é determinar exatamente o que será feito, qual será o valor dos serviços e qual será o prazo de execução. Agindo desta maneira você evitará sustos com uma relação enorme de serviços extras ao final da obra.
Sendo bem claro:





Não esqueça do tradicional churrasco da obra, que normalmente é executado quando é terminada a cobertura (telhado).
Esta é uma forma de aproximar empreiteiro, proprietário e funcionários e melhorar o contato entre eles.
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