segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como tirar a escritura do terreno/casa

Em muitas etapas de uma construção você passará por burocracias.

Uma delas que ocorrerá logo no início é passar a escritura do terreno para o seu nome. A primeira coisa que se faz numa situação destas é ir até o Cartório de Registro de Imóveis que registra os terrenos de sua cidade. Lá, dono antigo e dono novo fazem a transferência de titularidade do dono antigo, para o novo dono. Ou não.

Tem casos, que o dono antigo vai até o cartório e faz uma procuração com poder de passar o terreno para o nome de outra pessoa, que por sua vez passa para o nome de outra. Complicado? As vezes é bem mais.

Custos com documentos, cartório e taxas de transferência: próximo dos R$2000,00

Recibos mais detalhados com essas taxas:

Lavratura de escritura, registro, cert. matrícula, ITBI, demais despesas autorizadas e mais.

A Primeira providência é obter uma Certidão da Matrícula do imóvel junto o Cartório de Registro de Imóveis.

Com a certidão em mãos, conferir se existe continuidade nos registros dos contratos, ou seja, deve existir sequência desde o último proprietário registrado até você. Ex. Propriedade registrada em nome de "A", que se comprometeu vender pra "B", que transferiu direitos de compromissário pra "C", este pra "D", e assim por diante, até chegar você. 

Existindo esses contratos, ditos intermediários, providenciar registro de todos, sem esquecer de antes pagar o ITBI sobre cada transmissão, junto à Prefeitura.

Pagos os impostos, levar os contratos (que devem constar duas testemunhas) para registros junto à matrícula.

Regularizada a matrícula, a pessoa que lhe vendeu o imóvel deverá passar-lhe a escritura, que também será registrada.

Caso o vendedor seja falecido, ou não saiba seu paradeiro, depois das providências anteriores, deverá propor ação judicial (adjudicação), cuja sentença equivale à escritura.

E lembre-se sempre: o que transfere a propriedade é o registro não a escritura (ou sentença) por si só.

Veja como conseguir uma escritura de imóvel gratuita em: http://www.sempretops.com/diversos/escritura-de-imovel-gratuita

Espero ter ajudado.

11 comentários:

  1. por favor me ajudem, tenho um recibo de compra e venda de um terreno como faço para ter a escritura deste terreno?

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das informações aqui pois queria saber se o Estado vai liberar escrituras rurais para imoveis que para eles não sao considerados rurais só por que tem 5.000m4,e sim Urbanos para roubar impostos afinal a localização é num lugar onde tem muito ar puro ,verde ,estradas de terra e agora estão broqueando as escrituras para roubar mais dos bobos.Além do mais dizem que imovel que é consideredo rural tem que ter acima de 20.000m2 quero ver se isso vai adiante.Estou no agurdo de uma resposta afinal sou uma destas pessoas.comprei á 14 anos uma chacara aqui perto de Juiz de Fora e estou tendo problema na escritura.

    ResponderExcluir
  3. bom dia gostaria de uma informação eu construir uma casa no terreno que são de familiares mais ainda não tenho a escritura e eles falam que a casa é deles o que devo fazer? mim ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, os familiares são parentes seu ou do marido? Procure um advogado com todos os comprovantes de materiais de construção de você pagou e requeira na Justiça o desmembramento da área pelo qual lhe pertence.

      Excluir
  4. construir minha casa na lajem dos meus pais como devo fazer para fazer a escritura da casa em meu nome?

    ResponderExcluir
  5. tenho uma casa no meu nome mais minha familha querem tirar do meu nome sem minha permição.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma casa so que nao tenho registro da casa como faço pra registala no meu nome nem comprei de ninguem apena contrui faz 20 anos que estou nela como faço

    ResponderExcluir
  7. Ola Boa noite, comprei um terreno que estava em inventario do proprio inventariante(uma imobiliaria), entrei com um pedido a um juiz para a retirada do terreno do inventario e o mesmo já me forneceu a autorização por escrito para celebrar a escritura definitiva. agora qual passo devo tomar? de antemão agradeço.

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE!
    ESTAMOS VENDENDO UM TERRENO E PAGAMOS IPTU ATRASADO.
    A PREFEITURA DE MARICA(RJ) NÃO ESTA EMITINDO A GUIA DO ITBI .ALEGA QUE POR TERMOS PAGO NO MESMO DIA Q RETIRAMOS A GUIÁ E SIM TÍNHAMOS Q PAGAR APOS 48H.
    ESTAMOS A 50 DIAS AGUARDANDO A CAIXA ECONÔMICA ENVIAR RECIBO PARA A PREFEITURA.
    O SECRETARIO ALEGA QUE O NOSSO ORIGINAL DO PAGAMENTO DÃO PROVA NADA!
    O QUE POSSO FAZER!
    PAGAMOS 7 MIL REAIS
    POSSO FAZER ESCRITURA SEM O ITBI E REGISTRA DEPOIS?
    ME AJUDEM POR FAVOR! AGRADEÇO DESDE JÁ

    ResponderExcluir
  9. Minha Mãe tem um terreno na invasão a 45 anos, não tem escritura qual o orgo que devo procurar

    ResponderExcluir
  10. Ola me ajudem pf. Estou comprando ima Cs e ela nao Te escritura. Como devo fazer pra q is riscos d perda deja nenor.
    A area tem varios sobrados e Bem populada aguave Luz pagas normais. O atual dono Te ela a 5 anos e o Antigo morou a 13 anos
    Obrigada

    ResponderExcluir